Os setores da indústria e construção civil passam por diversas transformações. À medida que o tempo passa, novos materiais são introduzidos no mercado e revolucionam a interação entre empresas, fornecedores e clientes. Dessa forma, é fundamental acompanhar as novidades e as inovações desses setores.
Como existem várias tendências e materiais, alguns empresários têm dúvidas sobre as características e os conceitos existentes, e não poderia ser diferente para os tipos de aço inox.
Ter esse conhecimento é um critério determinante para tomar decisões eficazes e que melhoram o desempenho da gestão. Em vista disso, o nosso post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre esse assunto.
Mostramos os tipos de aço inox e damos dicas para você fazer escolhas adequadas à cada necessidade específica. Confira!
Quais são os tipos de aço inox?
O aço inox é sinônimo de durabilidade e resistência. Como consequência, muitas pessoas acreditam que não existem variedades e diferenças em seus atributos.
Não encontrado em forma pura na natureza, o aço inox é formado por uma liga de metais e pode gerar produtos com características distintas, de acordo com os processos industriais utilizados.
Existem vários tipos de aço inox. Separamos os principais abaixo:
Ferríticos
Certas aplicações exigem um bom desempenho térmico do produto. Nessas horas, o aço inoxidável ferrítico é uma ótima opção. Isso acontece, pois ele apresenta boa conformação, soldabilidade e fadiga térmica.
Além do mais, não possui níquel em sua composição, o que reduz drasticamente o custo em sua produção. Lembre-se que ele é um material magnético, portanto, tenha atenção para analisar quando e em que pode ser aplicado. O cromo é o principal componente dessa liga, juntamente com pequenas adições de silício e nióbio.
O AISI 430 é um dos seus principais exemplos.
Austeníticos
Sua composição é formada por ferro, cromo e níquel. Essa família apresenta várias aplicações e funcionalidades, sendo utilizada em operações de soldagem, já que é muito resistente à corrosão. Eles não são magnéticos, ou seja, não são atraídos por ímãs.
Lembre-se que seus principais exemplos são o AISI 201 e o AISI 304.
Martensíticos
O aço inoxidável martensítico tem a menor resistência à corrosão entre todos os tipos de aço inoxidável. Eles são formados pelo cromo e têm baixa concentração de carbono.
Ao fazer uma pesquisa no mercado, provavelmente, você encontrará os AISI 410 e AISI 420 como os martensíticos mais utilizados.
Dúplex
Esse tipo de aço inox é composto por níquel, cromo, molibdênio, austenita e ferrita e tem resistência mecânica superior aos austeníticos. Pode ser aplicado em dutos, evaporadores, tanques e destiladores, já que suporta corrosão sob tensão.
Seu modelo mais encontrado é o 3Cr12.
Como fazer uma escolha eficaz?
A decisão por uma determinada liga de aço inoxidável é um fator essencial para que o produto que se deseja fabricar esteja em conformidade com a sua utilização. Por isso, você deve realizar um estudo minucioso e levar em consideração as aplicações do seu produto final.
Antes de tomar qualquer atitude, analise as características do produto e escolha a liga que melhor vai atendê-lo.
Trabalhar com produtos de qualidade e de boa procedência no mercado também é fundamental. Assim, faça uma pesquisa e encontre um fornecedor de confiança, que esteja preparado para entregar o material certo, na hora certa.
E então, o que você achou do nosso artigo sobre tipos de aço inox? Quer encontrar os melhores tipos de aço para a sua gestão? Basta entrar em contato com
a gente!